O uso da glicerina nos cabelos



Olá pessoal!

Ultimamente tenho incluído em meus cuidados capilares uma sustância que me dá um resultado muito bom: a glicerina. Apesar de ser uma substância simples, presente em grande parte dos produtos cosméticos, há algumas considerações importantes a respeito dela. Afinal, o que realmente é a glicerina? Para que ela serve? Como usá-la nos cabelos? Estas são algumas perguntas que tentarei esclarecer pra vocês neste post de uma maneira mais simples e resumida ;)



1) O que é glicerina?
Também conhecida como glicerol, é um líquido inodoro, viscoso e de sabor adocicado. É uma substância higroscópica, ou seja, absorve a água do ambiente. O glicerol pode ser derivado de óleos vegetais, como de óleo de coco e palma (dendê), ou de gorduras animais. Há também o glicerol sintético, mas o descrito neste post é o natural.

2) Para que ela serve?
A glicerina é utilizada na fabricação de produtos de beleza, como shampoos, sabonetes, cremes hidrantes, batons, entre outros. É uma substância muito utilizada pelas indústria de cosméticos pelo seu poder hidratante e umectante.
3) Quais os benefícios da glicerina nos cabelos?
Por apresentar propriedade higroscópica ela absorve a água do ambiente e a deposita nos fios. Além disto, ela forma uma barreira ao redor do fio de cabelo mantendo a umidade em seu interior, evitando assim, a desidratação capilar. A
glicerina também deixa o cabelo mais flexível e resistente.

4) Benefícios para os cachos:
- Ajuda a reduzir o frizz
- Ajuda na definição dos cachos
5) Algumas dicas de utilização da glicerina nos cabelos:(Fonte: http://www.clubedocabeloecia.com.br/2012/11/glicerina-nos-cabelos-como-usa-la.html)
  • Spray hidratante: 1 medida de glicerina vegetal para 5 medidas de água. Pulverizar sobre os cabelos úmidos
  • Misturar 10ml de glicerina vegetal ao condicionador, caso não possua este componente em sua formulação
  • Misturar uma pequena quantidade à máscara de hidratação 
  • Após lavar e condicionar o cabelo, aplique a glicerina vegetal aos fios úmidos. Massageie o couro cabeludo com os dedos e enluve as mechas principalmente nas áreas mais secas. Aguarde até 5 minutos e depois enxágue com bastante água morna.
6) Alguns cuidados importantes ao usar a glicerina dos fios:
Como a glicerina absorve água do ambiente, diante de clima seco recomenda-se usá-la diluída em uma maior quantidade de água ou associada a outros agentes hidratantes, para evitar que ocorra o efeito contrário que faça a glicerina retirar a umidade do cabelo ao invés de retirar do ambiente, provocando assim o ressecamento dos fios. Já em locais muito úmidos, o cabelo pode ficar “inchado” por causa da grande quantidade de água ao redor e, neste caso, o efeito não será o esperado. Quem faz uso de coloração deve ter cautela e utilizar a glicerina 48 horas após a aplicação da tintura, para que haja a fixação da cor, visto que a glicerina pode causar o desbotamento. 

7) Onde comprar glicerina?
Ela pode ser encontrada em sua versão vegetal pura em lojas que vendem matérias-primas para a confecção de sabonetes, shampoos, etc...  Tem também a versão bi-destilada, a que eu uso, que pode ser facilmente encontrada em farmácias. Porém esta versão é mais concentrada e deve ter sua dose reduzida pela metade em comparação à dose da glicerina vegetal pura.


Bom, pelo que me lembro estes são  os pontos principais relacionados ao uso da glicerina. Espero que tenha ajudado vocês a esclarecer algumas dúvidas ;)

Super beijo!







5 comentários:

  1. Ótimo post, adorei assim como tudo que tem no seu blog e face. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá uso glicerina nos pés.
    Mas bora lá passar no cabelo. :)

    ResponderExcluir
  3. Dani, eu estou amando você postando mais vêzes, eu estava com duvidas em relação ao uso da glicerina e como eu confio muito em sua opinião sobre as coisas, eu agora vou usar com mais confiança, olha ontem(domingo) eu fiz a hidratação que você ensinou com a mascara de mandioca e oléo de coco e meu cabelo ficou maravilhoso, muito obrigado, bjs

    ResponderExcluir
  4. Posso coloca no creme de pentea?

    ResponderExcluir
  5. Amei muito boas as dicas e eu estava com as pontas do cabelo espigadas super danificadas e melhorou bastante adoreii

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! Volte sempre :)