Big Chop: Cortando o cabelo com química de uma só vez



Quem acompanha blogs/páginas de cabelos cacheados ou crespos certamente já ouviu falar sobre o Big Chop, ou simplesmente, o BC.



O que é BC?
Big Chop significa "Grande Corte". Na prática de quem decide voltar aos cachos, este termo é utilizado para se referir ao corte de toda a parte com química do cabelo. Quem faz o BC geralmente corta o cabelo bem baixinho ou até mesmo raspa toda a cabeça para ter o cabelo totalmente natural novamente.

Vale a pena fazer o Big Chop?
Fazer ou não o BC é uma decisão muito complexa a ser tomada pois envolve diretamente a autoestima de cada um de nós, sendo assim, a única pessoa capaz de responder esta questão é a própria pessoa que está passando pela situação. 

Vantagens de fazer o BC:
  • Não precisa passar pelos transtornos da transição, como metade do cabelo liso e metade cacheado
  • O cabelo já vai nascer totalmente natural
  • Sensação de liberdade total das químicas
  • O cabelo curtinho fica lindo pra usar e abusar de acessórios como lenços, presilhas, etc...
Desvantagens do BC:
  • Pode ser uma mudança traumática para uma pessoa que não esteja totalmente preparada, causando até mesmo uma queda na autoestima dela.
Minha opinião:
Eu admiro muuuuito as meninas que fazem o BC, sério mesmo, acho fantástica essa ousadia! Quando passei pela transição fui cortando aos poucos, sei que não estava preparada para cortar todo o cabelo de uma só vez. Por esse motivo, tenho MUITA cautela ao falar sobre Big Chop e indicá-lo para outras pessoas, não são todas que têm preparo emocional para terem o cabelo cortado tão curto da noite para o dia. 

Meus conselhos são: Pense bem. Analise todos os pontos de vista. Busque informações com as meninas que já fizeram esse corte, no YouTube e em blogs tem vários vídeos e posts bacanas a respeito do assunto. Não faça nada por pressão de outras pessoas. Se informe, se prepare e analise o que é melhor pra você ;)

E aí pessoal, quero saber de vocês: alguém já fez BC ou teria coragem de fazer? Não deixem de compartilhar suas opiniões *-*

Um grande beijo!







51 comentários:

  1. Dani meu cabelo é crespo,eu fiz para mima vantagem foi a seguinte:Ver logo meu cabelo e não gastar produtos com um cabelo que cedo ou tarde eu ria que corta-lo.Desvantagem : Não se tem opções de penteado,eu perco mais tempo penteando agora do que antes é muuuuuuuito frizz,mesmo assim não me arrependo de ter feito bc,está crescendo super rápido.beijos

    ResponderExcluir
  2. Dani, tb admiro quem faz, mas, estou cortando mês a mês... já estou no 3° corte e desde janeiro sem química... louca para ver ele grande logooo... Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer o meu amanhá... tow mega anciosa!! com um pouco de medo, mas, decidida. hehe :)

    ResponderExcluir
  4. vou fazer o meu amanhã. Tow MEGA anciosa, e, com um pouco de medo tbm, admito. Mas, estou muito decidida. Recebendo o apoio dos meus familiares, amigos e namorado, parece muito mais fácil. ;)

    ResponderExcluir
  5. Dani eu fiz bc com 9 meses de transição, foi a melhor coisa que eu fiz, já tem 4 meses que eu fiz já cresceu bastante e meus cachos estão cada dia mais bonito, as pessoas já estão me elogiando. beijos.

    ResponderExcluir
  6. Dani eu fiz bc com 9 meses de transição, foi a melhor coisa que eu fiz, já tem 4 meses que eu fiz já cresceu bastante e meus cachos estão cada dia mais bonito, as pessoas já estão me elogiando. beijos.

    ResponderExcluir
  7. Dani eu realmente não sei se tenho coragem penso em cortar o meu mais não tão curto mais não tenho coragem corto mensalmente mais queria mim livra o mais rápido possível da química horas mim desespero penso em voltar a usar química mais sempre que penso meu namorado mim trás novamente pra realidade. bjos te admiro muito. ass.; Beinha assuncão

    ResponderExcluir
  8. Olá Dani,pensei que nunca faria o BC mas com 7 meses não estava aguentando mais, cortei.
    E amei o resultado e as pessoas gostaram muito tbm, ainda estou com ele curtinho,vai fazer 2 meses ainda, mas é muito bom. Mas concordo que a pessoa precisa estar certa, se sim, se joga no BC rsrs. Bj

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu não teria coragem, acho que prefiro sofrer com a transição.. na verdade eu não gosto do meu cabelo natural, acho ele muito rebelde na raiz e por isso sou escrava de relaxamentos. Até gosto dele enrolado sabe, mas meu problema é na raiz, parece que ele aumenta minha testa, sei lá, não consigo largar a química.

    *adorei seu blog .. pra mim a mais natural e simpática do youtube

    Bjos ♥

    ResponderExcluir
  11. Lindona, fiz o bc uma vez e voltei pra química logo após! Fraca né rsrsrsrs
    Agora tô em outra transição, mas sem coragem de cortar... o cabelo com química não tá totalmente liso, por isso estou conseguindo levar rs

    Beeijão

    ResponderExcluir
  12. Estou ficando traumatizada.. Ja vi varios posts de meninas que fizeram essa transição do liso pro cacheado natural, e todas os cacho estão lindos. inclusive os da minha irmã.
    Eu fiz alisamento por um ano apenas, e fui deixando crescer, qndo os cachos chegaram no ombro eu cortei todas as pontas lisas. Mas meus cachos voltaram tão feinhos. Não estão definidos direito, arma muuuitoo, e no dia seguinte entao nem se fale. To fazendo hidratação pelo menos uma vez por semana, to cuidando super bem, mas eles não "tomaram jeito" ainda. Ja até me disseram pra alisar de novo :( . o qe eu faço? qero deixar eles natural, mas ja to super triste, pq vivo descabelada, super complicado arrumá-los, e ainda só tem jeito lavando praticamente todo dia =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bronca! Eu tb sinto q meus cachos não estão os mesmos. No meu caso não foi progressiva, alisamente, etc, foi uma luzes q a cabelereira deixou o descolorante passar do tempo e ESTRAGOU meu cabelo, meus cachos :/ agora q tão voltando, cortei uns 4 dedos dele semana passada, quase morrendo. A pressão é grande para q eu alise, mas n quero.

      Excluir
  13. eu fiz a um mês passei a maquina já cresceu uns três centímetros ,muito feliz!!

    ResponderExcluir
  14. Tomei coragem hj pessoal e fiz o BC... a principio é assustador, mas aos poucos tô me acostumando com o corte. Tô tao leve. Não me arrependo!. Recomendo :D. bjs

    ResponderExcluir
  15. meninas queria muito fazer mais nao tenho coragem, estou a quase 2 anos sem alisamento ja cresceu muito queria cortar logo as pontas mais tenho medo de ficar muito volumoso

    ResponderExcluir
  16. meninas queria muito cortar, ja estou a quase 2 anos sem fazer alisamento,ja cresceu bastante mais tenho medo de cortar e ficar muito volumoso...

    ResponderExcluir
  17. Sempre quiz ter o cabelos com cachos super definidos , mais tenho o abelo 100 com quimicas mais até o final do mês eu corto ele

    ResponderExcluir
  18. Ai Deus....como as opiniões se dividem...estou amando o processo de transição PORQUE? Primeiro, estou fazendo texturização com grampinhos,após lavá-los e hidratá-los e meu cabelinho fica lindo quando solto, porém o dayafter dura uns 3 dias no máximo, no quarto dia,. faço um puffzinho....mas Estou em transição desde maio...não tô aguentando mais...Mas fico com medo de fazer o BC e ficar feia... :/ não sei o que fazer.Estou pensando em aguentar mais uns 3 meses, mas em 3 meses, já estaria libertar...ô mulheres viu...confusa..pensativa.Meu marido me apoia total...mas sei não!Me ajudem????

    ResponderExcluir
  19. Bem , eu fiz o BC com apenas 3 meses de transição , e faz apenas 8 dias !
    Não me arrependo nem um pouco , pois já estou vendo os resultados pois meus cachinhos estão cada dia mais lindos e cheios de vida ! Olha , aconselho a ter uma certeza absoluta antes de realizar pois não vou dizer que vai ser super fácil porque não é assim ! Se prepare bastante antes , leia a respeito e converse bastante com quem já passou ou está passando por esse momento. E no mais se joga , afinal é só cabelo , e eles crescem ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Laís, farei o meu no inicio de Dezembro, estou super ansiosa e tenho também 3 mês de transição sei que valerá a pena!!! Estou muito nervosa.
      ROSANA

      Excluir
  20. Bem , eu fiz o BC com apenas 3 meses de transição , e faz apenas 8 dias !
    Não me arrependo nem um pouco , pois já estou vendo os resultados pois meus cachinhos estão cada dia mais lindos e cheios de vida ! Olha , aconselho a ter uma certeza absoluta antes de realizar pois não vou dizer que vai ser super fácil porque não é assim ! Se prepare bastante antes , leia a respeito e converse bastante com quem já passou ou está passando por esse momento. E no mais se joga , afinal é só cabelo , e eles crescem ;)

    ResponderExcluir
  21. É libertador , sei disso porque tem 8 dias que passei pelo meu BC *-*

    ResponderExcluir
  22. Já tenho 12 meses sem passar quimica alguma, mas tenho medo de me arrepender, se bem que to cansada de andar de cabelo preso. Já falei com minha mãe mas ela disse que o cabelo é meu, não ajudou muito rs. E por meu cabelo ser super cacheado ele não aparenta que cresceu, parece que quanto mais cresce menor fica. Rs
    Mas vou decidir se irei fazer e venho aqui relatar o que to achando, se eu tiver coragem de fazer.

    ResponderExcluir
  23. Eu fiz e gostei tanto que acabei adotando o cabelo curtinho :)

    ResponderExcluir
  24. Estpu com uma descente de europeus sem misturas raciais. E estou com alergia aos cosmeticos que sempre uso(shampoo, creme rinse e leave in). Por isso estou pensando em fazer um big shop. Voce acha que funciona?

    ResponderExcluir
  25. olá menina estou em transição a 5 meses esse mes e amanha vou fazer o BC,ele embaraça muito e da um trabalho pra cuidar e vive preso então fazendo o BC fica mais facil pra cuidar e cresce ate mais rapido acredito!!!

    ResponderExcluir
  26. FIZ O BC RECENTEMENTE TEM UMA SEMANA, MAS ESTOU FELIZ POIS ESTOU LIVRE DE QUÍMICAS.NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE FAÇO, MAS COMO MEU CABELO É MUITO ENROLADO ACABO RECORRENDO AS QUÍMICAS COM A DESCULPA DE SOLTAR OS CACHOS...........
    MINHA EXPERIÊNCIA COM O BC É QUE COM CERTEZA O CABELO CRESCE MAIS RÁPIDO, PELO MENOS COMIGO É ASSIM. MAIS ESTOU DECIDIDA MEU CABELO VAI PERMANECER DO JEITO QUE ELE É, NÃO FAÇO MAIS QUÍMICAS DE JEITO NENHUM.

    ResponderExcluir
  27. Eu resolvi cortar de uma vez até porque tive uma quebra no cabelo devido a química, mas não me arrependi!!! BJ
    crespobycrespo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Estou na transição ainda não tive coragem de fazer o BC.O seu cabelo está maravilhoso Dani,parabéns.

    ResponderExcluir
  29. Fiz o Bc ontem, rs rs meu namorado que cortou para mim, estou nervosa e confiante, que meu cabelo cresça e espero q daqui para natal ja esteja com alguns cachinhos pequenos kkkk pq né...
    No primeiro instante fiquei apavorada, depois de um belo banho me senti leve, e segura, pensei caramba não acredito q tive essa coragem. Mais enfim tive, não é fácil afinal tem opiniões de terceiros que devemos nos preparar para lidamos com as críticas, é algo libertador, só basta você ter paciência e pensar q os cabelos crescem :) boa sorte meninas bjsss .
    Renata.

    ResponderExcluir
  30. Quando era pequena sempre deram relaxamento em meu cabelo quanto tinha 10 anos minha mãe deu celagem mas o problema foi q eu me arrependi pois meu cabelo ficou todo ressecado tive que cortar na altura do ombro mas não resolveu em nada ele fica todo ressecado e duro por cima na frente e não cacheia nesta parte tem horas que consigo deixar ele bonito mas é quase nunca então passo boa parte do tempo com ele preso na escola (tenho 12 anos) eu gostaria de cortar ele bem curtinho mas não fazer o BC só que não tinha tanta certeza as agora vou pedir a minha mãe para me levar ao salão e cortar meu cabelo curto... Obrigada pela ajuda com o post.

    ResponderExcluir
  31. Oi... Meu cabelo é fino e parece ser bem pouco... Sempre tive cachos mas quando entrei no ensino médio comecei a usar chapinha. Fazia chapinha direto, três anos consecutivos. Meu cabelo começou a ficar liso exceto as pontas que ficaram cacheadas. Hoje quase 1 ano sem alisar já esta quase todo cacheado. Fiz vários cortes pois não consegui fazer o big chip. Os cortes me ajudaram muito e hoje to feliz com meus cabelos meio a meio. Kkkkkk natural é o melhor jeito!!!!

    ResponderExcluir
  32. Já cortei meu cabelo assim, mesmo antes de saber que existia este termo. É uma sensação tão boa...

    Natural, cacheadinho é lindo... E as pessoas deviam se aceitar como são =]

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Ainda não fiz.Vou encarar a tesoura hj!

    ResponderExcluir
  34. Muuito Legal seu blog .. Parabéns adorei :)

    ResponderExcluir
  35. Fizo meu bc, sabado! Ta fazendo sucesso ...

    ResponderExcluir
  36. Fiz o BC a 13 dias no beleza natural de Cachambi e a cabeleireira fez 2 caminhos de rato na cabeça e fez a metade do pé a outra ficou sem fazer.
    A 4 anos já tinha feito um BC que ficou com 3 dedos de cabelo, dessa vez ficou 1 dedo e todo errado.
    Acho uma decisão muito importante, tem que ter certeza, por que a mudança é drástica, tem que esta preparada, imagina quando fazem essa caga.
    Mas no geral curtinho demais não tem opção nem de laço, agora a 13 dias que ele esta se mostrando ao crescimento e o tal do Scab Hair não é fácil ( cabelo duro com frizz no começo do BC)
    Pela experiencia que tenho de ter cortado ao longo dos meus 51 anos varias vezes cabelo curto, sei que parece difícil mas não é, cresce muito rápido, principalmente quando feito BC e ele esta natural, o crescimento é bem mais rápido, quando você pisca já se passaram 1,2,3..meses.
    Entre ficar com o cabelo com 2 texturas e cortar BC prefiro cortar, acho mais difícil lidar com 2 texturas. mas repito que não é fácil, se for muito apegada ao comprimento tiver duvida não falam. BC é pra quem esta decidida...

    ResponderExcluir
  37. Fiz meu BC a três anos....na verdade eu não conhecia a expressão...kkkk... Naquela de ficar com raiz cacheada e pontas lisas...não exitei... cortei sem medo ou dó. .. e gostei tanto que meu cabelo é sem curto ...o topo da cabeça é bem cheio. ..mas a nuca eu mantenho batida.... amo meu corte...e não me arrependo da minha decisão!

    ResponderExcluir
  38. Vou fazer meu BC hj, não consegui dormir de tão ansiosa.. nem todos os meus amigos sabem que vou fazer kkkkk vai ser muito engraçado kkkkkk

    ResponderExcluir
  39. Estou passando pela transiçao com tranças kanekalon.Esou muito ansiosa pra ter meus cachinhos e estou querendo fazer o BC,esta dificil pra mim tomar essa decisao pois a unica pessoa que esta me apoiando é uma amiga.Mas vou em frente com a minha decisao.Amei o blog.bjs

    ResponderExcluir
  40. Oiii... eu fiz meu BC recentemente... e estou amando... adorei o Blog!!!
    Deixo aqui o meu depô! mysweetlifemsm.blogspot.com.br/2015/08/my-big-chop-sem-medo-de-ser-feliz.html

    Bjoks!!!

    ResponderExcluir
  41. Oie, adorei seu blog! Eu ainda estou muito indecisa, quero muito meus cachinhos, mas optei pela transição fazendo escova ( o que não é a melhor opção), mas vou esperar me sentir preparada para fazer o BC. Parece simples, mas é algo muito difícil...rs

    ResponderExcluir
  42. Dani , eu usa química e cortei meu cabelo curtinho, e passei um produto para relaxamento de cachos do salon line, será quanto tempo meu cabelo vai levar pra crescer..? Ele tem uma dificuldade pra cresce. Vc me indica alguma vitamina para que eu possa passar e melhorar o crescimento?

    ResponderExcluir
  43. Uhhhm, que sofrimento, uso meu cabelo liso à 51 anos, quando criança falavam que tinha que alisar, praticamente me levava a força ao salão, e agora querem que descontextualize esta situação, é muito difícil.

    ResponderExcluir
  44. Oi,fiz o meu BC ontem, depis de 1 ano e 25 dias de transição, confesso que estou me acostumando com o cabelo curto, fico meio que vendo no espelho a toda hora(kkkkkkkkk) mas mi sinto bem com os meus cachinhos marailhosooooooos. Por onde eu passo todos meus amigos me elogiam e dizem que ficou super legal. Estou muito feliz por ter conseguido mas confesso todo esse tempo foi uma luta entre o fazer o BC ou voltar a química! Mas hoje estou muito orgulhosa dos meus cachinhos. Bjos e Força meninas vocês conseguem!

    ResponderExcluir
  45. Estou há 2 meses em transição e estou sem paciência de esperar que o meu cabelo cresça. É difícil, pois faço relaxamento há mais ou menos 34 anos (pense ...). Pretendo esperar mais uns 4 meses (não sei se aguento) para fazer meu BC.

    ResponderExcluir
  46. Estou há 2 meses em transição e estou sem paciência de esperar que o meu cabelo cresça. É difícil, pois faço relaxamento há mais ou menos 34 anos (pense ...). Pretendo esperar mais uns 4 meses (não sei se aguento) para fazer meu BC.

    ResponderExcluir
  47. Oi fiz o BC há 3 dias , depois de 28 anos de química e três meses de transição. Ficou curtíssimo e estou me acostumando com o novo visual, não me arrependi não estava gostando de ter 2 texturas .Agora é esperar para ver o resultado mais comprido e com cachos.

    ResponderExcluir
  48. Olá meninas!Estou pela milésima vez tentando me livrar da Química.São 20 anos alisando o cabelo,faz uns 5 anos que sai do relaxamento fazendo uso apenas de selagem. Mas sinto-me cansada desta prisão,principalmente porque assumi uma identidade que não é minha. A parte mais difícil é me hoje adulta com meu cabelo natural.. meu cabelo é cacheado, a raiz nasce como ondinhas e os cachos são apenas nas pontas como vi mas fotos da época. Hoje faço 2 meses sem passar Química, apenas hidratando,nutrindo e estimulando o crescimento. Vou continuar lendo sobre transição,bigshop e trabalhar meu psicológico para meu renascimento :D Espero conseguir e me sentir livre,feliz e orgulhosa de mim. Boa sorte a todas!

    Amei o blog Dani,você é linda!

    ResponderExcluir
  49. Olá meninas!Sou prisioneira da química a 20 anos,fiz uso de relaxamento e a pelo menos 5 anos tenho usado apenas a selagem. Meu cabelo é cacheado,a raiz nasce com ondulações apenas e os cachos Se formam apenas nas pontas. Sei disto porque fui buscar fotos antigas para lembrar :) Ele é muito volumoso também, quando mais nova me chamavam de Fafá de Belém e Elba Ramalho..na escola era um tormento, com vergonha só usava ele preso. Quando via as meninas com cabelo liso e consideradas as mais lindas da escola eu achava que a eu alisasse eu seria linda também. Quanta bobagem na verdade... mas agora me sinto desafiada à tentar me livrar da prisão que criei pra mim. Hoje faz 2 meses que estou sem Química e confesso que a abstinência já começou a bater kkkkk me olho no espelho constantemente, pego na raiz "afuazada" um pouco crespa até a me pergunto se vou conseguir. 2 cm virgem e todo resto liso....me pergunto quem quero ser? Pois sinto que assumi uma identidade lisa..E que a cacheada não sou eu. Aqui eu encontrei muitos depoimentos legais e vou ler mais sobre transição, bigshop, para entender o que passa com cada uma e me motivar cada vez mais..não desistir! Boa sorte a todas e parabéns Dani pelo blog,você é linda!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! Volte sempre :)