Diário de uma Cacheada: Amor pelos cachos



Desde que assumi meus cachos não tenho dúvidas de que estou na melhor fase de aceitação e amor pelo meu cabelo. Sim, digo aceitação porque durante algum tempo - mesmo após o fim da transição - ele era para mim apenas mais um cabelo crespo/cacheado e eu deveria "aceitar" isto, já que não poderia ter nascido com o cabelo liso. 



Com o passar dos anos, esta aceitação se uniu ao amor que tenho por meus cachinhos. Muita gente pode achar uma atitude banal... como assim, amar o cabelo? Sim, Eu amo! Assim como amaria se fosse liso. Acontece que nós que temos cabelos crespos/cacheados e, principalmente, nós que já enfrentamos (e aos que estão enfrentado) uma transição, sabemos o que são olhares de desaprovação, opiniões desestimuladoras como: "Você combina mais com cabelo liso", "Por que seu cabelo está assim?", "Por que você não alisa?", são alguns dos desafios que enfrentamos para manter o nosso cabelo natural porém não desanimamos e persistimos até termos os cachos de volta ;)


Mesmo passando por todas estas situações o AMOR pelo meu cabelo veio quando comecei a compartilhar algumas dicas simples que usava no meu dia-a-dia. De repente me deparei com várias pessoas passando por tudo o que já havia passado: baixa autoestima, desânimo, desacreditadas que seus cabelos poderiam algum dia voltar ao natural, etc... Aí sim, no momento em que percebi que através da minha experiência capilar estava ajudando outras pessoas, o amor por meu cabelo chegou ao ápice


Hoje em dia tenho orgulho de dizer que eu aceito e AMO meus cachinhos. Eles falam muito sobre mim, sobre minha personalidade, minha genética, minhas raízes... E através deles posso ajudar de alguma forma quem está passando pelo que já passei para tê-los de volta, isto é muito gratificante!

Agradeço a Deus pela vida de vocês! Se você tem seus cachos, valorize-os, cuide deles com carinho pois vale muito a pena! Se você está na luta para tê-los de volta, bem-vinda(o) ao time! Com persistência tudo dará certo e seus cachinhos voltarão para te encher de orgulho ;)

Super beijo pra vocês, estamos juntos!







15 comentários:

  1. Olá boa noite! Gostaria de saber se usar shampoo anti resíduos 1 vez por semana e linha para cabelos cacheados ajuda na transição.
    Bjus..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O shampoo anti-resíduos não deve ser usado semanalmente, porque pode danificar o cabelo. Pra retirar a química é só cortando mesmo... mas algumas dicas podem ajudar a deixar os cachinhos um pouco mais definidos, como esta: https://www.youtube.com/watch?v=RmqoAJY0b0k Bjs

      Excluir
  2. Boa Noitee! Nossa, tenho tanto a dizer e ao mesmo tempo me fogem as palavras. Hoje é um dia que estou de super baixo estima, estou em um processo de transição(saindo do Hene), tem menos de um mês, e só uso meu cabelo preso, faço coques, tranças, etc. Ainda escovo, pois pra mim é bem complicado assumir de uma vez, devido à trabalho. Tem sido bem difícil, pois usava prancha praticamente todos os dias (Hiper dependente). A pior parte é trabalho e faculdade, ter que ir com o cabelo daquele jeito(rsrs)..com o mesmo penteado, praticamente. No entanto estou decidida, e vc querida, como tantas outras que andei pesquisando, estão me ajudando muito. Em relação aos que os outros vão pensar, de certa forma me preocupa, mas simplesmente, assim que decidi ter meus cachinhos novamente, passei a contar pra todos do meu convívio que decidi assumir minhas raízes, antes que me perguntassem...(rsrs)Sou oriunda do Rio de Janeiro, e estou morando no Paraná à estudo, agora imagina, nesta cidade a maior parcela de mulheres são brancas de cabelos lisos, os cachos são raríssimos aqui. Daí fica bem mais difícil o meu processo. Tbém, assim como vc, aceitei minha origem de fato, já que me escondia atrás de uma prancha. Mas enfim, é muito estimulador saber que há mais pessoas que passam e que passaram por este processo.
    Ah, preciso de ajuda, como me organizar em relação ao cronograma capilar, não há possibilidade de lavar 3 vezes na semana, só dá mesmo 1 vez, como faço?
    Bjuss...Obgada Gata....S2

    ResponderExcluir
  3. Oi, em primeiro lugar parabéns pelas palavras,realmente são de uma pessoa abençõada por Deus. Muito obrigado pela ajuda, tenho 40 anos e a + ou - 23 anos alisava com guanidina e a 8 meses estou em transição, realmente são momentos dificeis mas, com ajuda sua e de algumas outras pessoas que dedica algum tempo, para dar testemunhos e mostrar os resultados fica melhor passar por isso.
    Que Deus te abençõe e não abandone o blog, você é especial e sua familia também. Izabel de Souza

    ResponderExcluir
  4. Own, q lindo!!! Muito obg pelo incentivo Dani!! *----* To na batalha pelo meus cachinhos de volta e pensei que isso era impossível de acontecer , mas to conseguindo ótimos resultados com apenas 6 meses de transição. Confesso que já tentei antes e até cortei bem curto meu cabelo, mas não deu certo pq eu não cuidava dele e realmente os cachos não voltaram, mas agora to firme na luta e cuidando pra valer dos meus fios. Uma coisa que não pode faltar pelo menos pra mim são os óleos vegetais eles deram um UP nos meus cabelos e tbm no ressecamento dos fios. ps: As pessoas falam mesmo, mas a dica é ignorar pq sabemos que quando alcançarmos nossa meta nosso cachinhos vão estar lindos. Obg mais uma vez pelas dicas e continue nos ajudando sempre, por favor!! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani! Como você é linda, seus cachos então, nem se fala!

    Realmente tem gente que acha bobagem dizermos que amamos os nossos cabelos, mas temos que amar sim! Se não nos amamos por completo não podemos ser felizes!!!

    Beijos,
    www.cabelosecachos.com

    ResponderExcluir
  6. Todas as vezes que eu penso em desistir, eu lembro do seu vídeo dizendo: "ignorem". como tem sido difícil para mim, as pessoas falando e até eu mesmo, me sentindo diferente, esquisita, feia...mas estou lutando dia após dia. Já estou com 6 meses de transição e até agora só pintei para uniformizar a cor queimada de sol e de restos de luzes. Também tem sido muito bom para mim conhecer produtos. Através dele, estou aprendendo a conhecer meu cabelo. Saiba Dani, que tudo que você escreve é lido por mim e por milhares de garotas como água no deserto. Nos sentimos sem força, sem apoio e você é como se fosse a líder do time nos dando motivação para prosseguir. Conto com você rumo aos meus cachinhos que já aprendi a amar, mesmo não os vendo tão perfeitamente ainda!!!! Parabéns viu?! Você é uma guerreira e vitoriosa!!!! Abs, Fê.

    ResponderExcluir
  7. É lindo mesmo, comigo nunca aconteceu isso de mandarem eu alisar, mais sim soltar e assumir, alisei um tempo atrás e ficou lindo e todo mundo me chamava de louca dizia que eu tinha cometido um pecado, e tals, coisa de quem nunca teve um cabelo cacheado, ai deixei 1 ano e pouco lisinho, e vi que dava muito trabalho deixei crescer e cortei o liso fora, fiz um corte com as pontas mais compridas e agora estou deixando crescer, e adorando as dicas que vcs crespas dão, hihi, beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Dani quando comecei a deixar de relaxar e alisar meu cabelo minhas irmãs diziam: -Não vai prestar! Nunca vai voltar a cachear!. " Eu quase chorava de tanta raiva, vi vídeos mostrando transições mas nunca um de motivação como o seu que vi sobre quando vc falou e mostrou fotos do seu período de transição. Me emocionei e nesse momento tive a força que precisava para continuar. Hoje até minhas irmãs estão passando pela transição. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Dani vc é linda!! DIVA,também estou em transição a um ano,fiz treis cortes já está na altura da orelha,com os cachinhos lindos,estou amando.bjss teadoro.

    ResponderExcluir
  10. Olá Dani, gostaria de saber se eu entendi bem, vc não utiliza nenhum tipo de relaxante ou química nos seus cabelos ? nada ?
    um beiijo e seus cachinhos são lindos mesmo !!

    ResponderExcluir
  11. Não é fácil manter os cachos, mas experimentei o shampoo e condicionador Bossa Nova da Cadiveu e gostei bastante.
    Comprei no site www.levebeleza.com.br pq o preço estava super bom. Chegou no prazo esperado e muito bem embalado.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. nossa ver até onde o seu cabelo chegou me deu vontade de continuar na luta para ter meus cachos de volta,tem hora que dá um enorme desanimo ainda mais eu que sofri um corte quimico ai o cabelo fica com o meio termo cacheado e cheio na raiz e vazio e lizo nas pontas,ñ vejo a hora de meu cabelo voltar ao normal,se eu soubesse o que iria acontecer com meu cabelo nunca teria colocado química no meu cabelo,mas agora só muito cuidado e paciência.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite dane gostaria de saber qua o corte do seu cabelo , amei gostaria de corta o meu igual

    ResponderExcluir
  14. Olá Dani qual o creme q vc usa no seu cabelo e esse corte qual é ficou Liiindo seu cabelo... Bjos Gta!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! Volte sempre :)