Óleo mineral X Óleo vegetal



(#Repostagem) 

Oi pessoal!!!

Quem pratica ou já praticou o No/Low poo, como eu (assunto para outro post), já deve estar cansada de ouvir falar desse assunto, mas como muitas meninas tem dúvidas a respeito da diferença entre esses dois tipos de óleos, resolvi compartilhar o pouco que sei a respeito disso ;) Na maioria das vezes que vocês me pedem dicas para combater o ressecamento dos cabelos eu acabo indicando um óleo vegetal, por que vegetal e não mineral??



Para que o post não fique muuuuuuuuuito longo vou fazer um resumo sobre as principais características e indicações de cada um deles, certo gatonas? ;)

ÓLEO MINERAL

O que é?
Também conhecido como parafina líquida, petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida, esse óleo é um derivado do petróleo e está presente em quase todos os produtos cosméticos.

Como é utilizado?
Esse óleo promete formar um filme de proteção, ou seja, uma barreira protetora que impede a perda de água dos fios, deixando-os mais fáceis de pentear.

*PONTO POLÊMICO:
Há quem condene veementemente o uso de óleo mineral, pois ele não tem a função de tratar o cabelo, e sim "maquiar" os fios. Como é um óleo mineral ele não contém nutrientes que trazem benefícios aos fios, é apenas um óleo, sendo assim, todo o "efeito" que ele proporcionar ao cabelo sairá na próxima lavagem. Será? Também há indícios de que o óleo mineral se acumula no cabelo, formando uma barreira que, com o tempo, deixará o cabelo opaco, sem vida, etc... mas acredito que isso só preocupa quem faz técnicas de no/low poo e não faz uso de shampoos com sulfatos (também será assunto para outro post).

ÓLEO VEGETAL

O que é? 
São óleos extraídos de plantas, na maioria das vezes das sementes delas. 

Para que é indicado??
Ahh, esse sim é o nosso queridinho devido as propriedades e nutrientes que ele confere aos nossos fios. Esse tipo de óleo realmente trata o cabelo, pois é rico em vitaminas e outros nutrientes que nossas madeixas amam *-* O óleo vegetal traz brilho, maciez, sedosidade e diversos outros benefícios aos fios capilares.

Como usar?
Esse óleo pode ser usado de diversas maneiras, como:
  • Reparador de pontas
  • Misturado na hidratação
  • Umectação 


É bom dar preferência aos óleos extra virgens, isso garante que o produto é 100% puro.

Alguns dos óleos vegetais mais usados nos cabelos:
  • Óleo de coco
  • Óleo de abacate
  • Azeite extra virgem de Oliva
  • Óleo de Rícino (mamona)
  • Óleo de linhaça
  • Dentre outros
Importante: Cada cabelo pode ter um óleo que se adapte mais, por isso, tente observar com qual (quais) óleo(s) seu cabelo fica melhor ;)

MINHA opinião:
Como já fiz No poo, fiquei mais de 1 ano sem usar produtos que continham óleos minerais e confesso que amei o resultado! Maaas, como sou MEGA curiosa para experimentar outros produtos, e infelizmente aqui no Brasil as opções de produtos sem óleo mineral são poucas, resolvi dar um tempo no No poo e usar de tudo. Eu continuo preferindo óleo vegetal, amo o resultado dele nos cachos!! Mas confesso que não deixo de usar um produto que eu gosto só porque ele tem óleo mineral não rsrs

Espero que tenham gostado das informações amores ;)

Super beijo!!







11 comentários:

  1. Nossa muito bom seu post, eu sempre li em sites de cabelos, mas não entendia. Vou começar a ficar mais ligada. Vlw

    ResponderExcluir
  2. Amiga, depois de ver vc em seus videos no you tube eu decidi largar de vez a química e deixar meus cabelos naturais.

    Como eu tinha descoloração a 3 anos e vivia/morria de chapinha, meus fios estavam totalmente elásticos e acabados. Decidi fazer um post lá no meu blog e pedir opinião as minhas leitoras.
    Hoje acordei decidida e corajosa, fui ao salão e cortei channel... quase morri, né? mas fazer o que? a unica forma de me livrar da quimica é com a tesoura.
    Como tenho algumas luzes, acho que vou voltá-lo a cor natural com tintura. Vc acha que danifica muito os cabelos ou é melhor eu esperar um pouco para fazer isso? Preciso muito de sua ajuda, sei que essa fase de transição não é fácil, mas tenho fé.
    O post que eu disse é esse, se vc pudesse dar uma olhada e me dizer o que acha, ficaria grata.

    http://ma-cherrie.blogspot.com.br/2013/02/cansei-de-ser-loira-historia-do-meu.html

    beijos =)
    Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela maravilhosa decisão de voltar aos cachos, com certeza você não vai se arrepender, vale muito a pena ;) Sobre as mechas, não vejo muitos problemas em você continuar com elas.. mas se você quer deixar o cabelo totalmente natural, acredito que não irá danificar muito caso escureça ele, mas não descuide da hidratação ok? Super beijo pra você!

      Excluir
  3. oi gente,nao posso passar por aqui e nao falar do resultado maravilhoso do oleo vegetal, é que demora pra gente descobrir as coisas, mas nada como ficar procurando no google,hehhe qdo ouvi sobre a diferença de oleo vegetal e mineral que pra mim era tdo igual, fiz a mudança ,só pra ver o q ia acontcer de diferente, nossa é muita diferença mesmo,,nao q o oelo mineral nao faça nada, mas é q o vegetal é muito diferente,só testando pra ver...aqui somos 3 com cabelos ressecados,toimtoim,enfim,,,agora no deixo mais de usar to amando o resultado.

    ResponderExcluir
  4. Amo o óleo mineral mas, o óleo vegetal faz toda a difereça mesmo

    ResponderExcluir
  5. Amo o óleo mineral mas, o óleo vegetal tem vários componentes nutritivos.
    O meu cabelo esta na fase de tranziçao. Quero ele cacheado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por seu Post sobre Oléos vegetais Dani.

    ResponderExcluir
  7. Oi, gostei do post, tirou minhas dúvidas com certeza... beijos Dani

    ResponderExcluir
  8. Adoro seus vídeos ajuda muitomuito, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Super gostei das dicas! Obrigado 😘

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! Volte sempre :)